Aconselhamento na Amamentação

Conselheira em Aleitamento Materno | Assessora de Lactação

​A gravidez e o pós-parto levantam uma série de questões sobre a amamentação do nosso bebé. Nesta sessão de esclarecimento, vamos conversar e partilhar as dúvidas com outras mulheres que pretendem, ou estão a amamentar. As partilhas das suas experiências serão muito úteis para outras mães, que estejam ou venham a passar por situações idênticas.
Esta sessão é em grupo pelo que não é uma consulta individual, se for uma situação mais complexa, em que haja necessidade de levantar toda a história da díade (desde a gravidez, parto, etc), o ideal será fazê-lo em formato de consulta, sendo que o valor da sessão será debitado no valor da consulta.

"A amamentação é uma prática milenar, a mulher amamenta desde o início da Humanidade. A prová-lo está, a sobrevivência da nossa espécie."

Data e Duração

quinta-feira, 7 de março
11h e 14h30
Cada sessão tem a duração de cerca de duas horas

Custo da inscrição

• 8€ por pessoa (em numerário no próprio dia)
• 5€ por cada acompanhante extra (pai, avó)

Formulário de Inscrição

Testemunhos

Conheci o trabalho da Ana Luísa através de uma amiga, ainda durante a gravidez, falei com ela para agendar um atendimento de apoio à amamentação logo que a minha filha nascesse. Achei que aqueles primeiros dias seriam os mais delicados deste processo, e que por mais natural que fosse amamentar, nem sempre era simples, a julgar pelos muitos testemunhos que tinha ouvido. Queria amamentar, por saber que era a melhor opção para a minha filha, e queria preparar-me para que tudo pudesse correr bem, mesmo sem saber se teria dificuldades ou não.
Mal a Rita nasceu, falei com a Ana Luísa novamente e marcámos a consulta. A Rita tinha três ou quatro dias de vida, e calhou em cheio na subida de leite. Não podia ter sido mais providencial! Estava no princípio de um ingurgitamento, que a três (sem esquecer a super bebé que se portou lindamente) resolvemos logo, evitando problemas e deixando-me as ferramentas para lidar com futuras situações. Ao fim de horas de muito apoio e ajuda prática, fiquei bem mais tranquila. A Ana Luísa trouxe o seu conhecimento e prática profissional, mas também o respeito e apoio que aquele momento pedia. Foi inestimável.

Ao longo do tempo continuámos em contacto. Recorri várias vezes à Ana Luísa para esclarecer dúvidas que surgiram, porque isto de amamentar é um processo em constante mudança e também os desafios vão sendo outros. Tenho a certeza de que este apoio contribuiu muito para quase cinco meses depois continuarmos com amamentação exclusiva. Poderíamos ter ficado pelo caminho mais de uma vez, sem apoio e informação. Ora porque o peso no início não estava a seguir o padrão, ora porque os conselhos de alguns profissionais, nem sempre eram adequados. As dificuldades foram sempre superadas (não ignoradas) e seguimos em frente.

Agora, o plano é continuar. Tem sido bem mais suave do que imaginava, para mim e a minha filha, que está uma grandona!

Filipa Seabra Borges
Preparação para o Nascimento - Gravidez e Parto informado
Consulta de Amamentação
Babysitting