Silvana Martins

O meu nome é Silvana Martins e tenho formação académica em Psicologia Clínica e da Saúde.

Durante o meu curso académico e profissional tive a oportunidade de conhecer o mundo (des)encantado da infância. Quero com isto dizer que tive a oportunidade de trabalhar com crianças com as mais diversas problemáticas e fiquei rendida à sua forma simples de encarar a vida e de lidar com os seus próprios problemas. No fundo, conheci infâncias encantadas com recantos pincelados de cor e infâncias mais cinzentas para onde era preciso levar a cor e os afetos.

A infância está intimamente ligada à parentalidade e, assim, nasce mais uma área de interesse quer a nível de intervenção quer ao nível da investigação.

Atualmente tenho dedicado o meu trabalho de investigação às necessidades de apoio à parentalidade, praticas parentais positivas e ao impacto das mesmas no bem-estar infantil, à intervenção com crianças e prevenção e promoção do maltrato infantil.

Tenho formação em educação parental e, neste momento encontro-me a frequentar um doutoramento em Estudos da Criança na especialidade de Psicologia do Desenvolvimento e da Educação.

Acima de tudo, quero desenvolver conhecimentos e adquirir competências técnicas que me permitam melhorar a convivência familiar e permitir que as crianças se desenvolvam em ambientes saudáveis, livres de violência e onde a satisfação das suas necessidades estão asseguradas.