Preparação para o Nascimento – Gravidez e Parto informado

Na Braga Materna, preconizamos a premissa de que informação, é poder. Na nossa Preparação para o Nascimento, abordamos a gravidez e o parto de forma transparente, veiculando informação atualizada e fundamentada, com o objetivo de promover confiança, autonomia e responsabilidade da mulher/casal nas suas escolhas, e na sua experiência de parto.

Cada vez mais, as mulheres procuram conduzir a sua experiência de parto recuperando o instinto que lhes é inerente num ato tão espontâneo e biológico como o de parir, fazendo um uso moderado da obstetrícia, e apoiadas em decisões que combinam o conhecimento da fisiologia do parto, com a confiança para assumir um papel ativo no seu parto e nas suas escolhas.

"Dentro de nós, há um ser que depende das nossas ações e das nossas decisões - decisões essas que deverão ser conscientes, baseadas no melhor conhecimento que conseguirmos obter, sem descurar a tão importante intuição." Sandra Oliveira

Inclui

• 14h com Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
• Workshop de Aleitamento Materno com profissional certificada em Aconselhamento em Aleitamento Materno e Assessoria de Lactação
• Workshop de Babywearing com consultora certificada
• Possibilidade de esclarecimento de dúvidas, por e-mail, com a sua Enfermeira ESMO

Organização do curso


















Perguntas Frequentes

Preciso de fazer a preparação para o Parto? De que forma este curso pode ser útil?
Este é um curso que aborda um leque alargado de temáticas relacionadas com a gravidez, o parto, a amamentação e o babywearing, pelo que é uma oportunidade única de se preparar para o nascimento do seu bebé, adquirindo conhecimento, ferramentas e estratégias fundamentais para viver uma gravidez plena, e um parto que vá o mais possível, de encontro aos desejos da mulher/casal, em que se sinta responsável, confiante e autónoma nas suas escolhas e na sua experiência de parto.

O curso inclui um Workshop exclusivo sobre Amamentação, com uma profissional já com duas certificações na área – Aconselhamento em Aleitamento Materno e Assessoria de Lactação – para que a simbiose mamã e bebé tenham o melhor começo na amamentação, que tal como o parto, tem tanto de fisiológico, como, por vezes, de inesperado.

É a minha segunda (terceira,...) gravidez, posso frequentar este curso?
Este é um curso para casais à espera de um filho, independente de ser primeiro, segundo… Se procura informação, e se a nossa abordagem reflete aquilo que espera de um curso de preparação para o parto, venha conhecer-nos e deixe-nos fazer parte desta viagem única nas vossas vidas.
Este não é um curso exclusivo para pais de primeira viagem, é essencialmente um curso para casais que procuram preparar-se, informar-se, aproveitar os nove meses de gravidez para refletirem sobre a maternidade e tudo o que nela cabe, porque já somos pais e mães quando esperamos um filho, e é nessa espera que reside aquilo que de melhor podemos fazer pelo nosso bebé, preparar a sua chegada num nível profundo e intrínseco, que acontece dentro de nós.
Porquê fazer a preparação para o parto na Braga Materna?
Efetivamente é uma questão muito pessoal. A Braga Materna é, desde sempre, um projeto familiar, e como casal e pais de duas meninas também nós já tivémos “desse” lado, já vivemos a gravidez e o parto, e para nós foi fundamental a preparação e o apoio contínuo. Sabemos que as dúvidas surgem em qualquer momento, e queremos que neste espaço encontrem essa retaguarda tão importante. Acima de tudo, que sintam que aqui vão ser acolhidos com a individualidade que caracteriza cada família que acompanhamos.

Quisemos disponibilizar um curso que reúna tudo isto que nos é tão próprio e intrínseco, e por isso desde logo também um nome que represente verdadeiramente o que é este curso, culminando neste conceito, ligeiramente diferente do atualmente difundido, Preparação para o Nascimento – Gravidez e Parto informado.

O nosso curso de Preparação para o Nascimento, aborda todos os temas que para nós são obrigatórios – gravidez, parto, pós-parto, amamentação, babywearing – mas gostava de destacar uma temática em particular – os direitos humanos da mulher no parto – o direito à integridade física, à autodeterminação e à privacidade.
Tal como diz o Parecer MCEESMO 56/2015:

“A mulher não perde os seus direitos humanos básicos por se encontrar grávida, pelo que estes não podem ser comprometidos ou violados durante o processo de nascimento.
Aos profissionais de saúde cabe ouvir e apoiar a Mulher nas suas escolhas, sem juízos de valor, com a consciência de que as crenças e valores das Mulheres sobre a gravidez e parto devem sempre ser tomadas em atenção e ser respeitadas.”

O meu companheiro(a) pode frequentar as aulas?
Idealmente deverá ser o casal a frequentar as aulas. A mãe poderá vir acompanhada de uma avó, se o pai não estiver presente.
Em que dias decorre o curso?
Sempre ao sábado de manhã, entre em contacto connosco para saber quando irá iniciar o próximo curso.

Mais informações





Os campos assinalados com * são de preenchimento obrigatório.

Consulta de Amamentação
Bebé e o 4° trimestre
Consulta de Babywearing