Patrícia Capela

Patricia Capela Preparação para o nascimento

Desde muito cedo senti que seria na “área dos nascimentos” que, profissionalmente, seria feliz. Iniciei o meu percurso profissional no Centro Hospitalar de Trás os Montes e Alto Douro, onde durante 11 anos exerci funções na área da Saúde Materno- Infantil.

Em 2006, após viver um primeiro “parto roubado”, cujas marcas emocionais, tão inesperadas quanto inexplicáveis, me “transformaram”, senti que era meu dever, fazer algo por outras mulheres.

A primeira decisão foi tornar-me Enfª Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia/Parteira. E a segunda, foi abandonar a carreira hospitalar. Percebi durante a formação, que a filosofia de cuidados normativos e paternalista que imperam na área da Obstetrícia, “empurram” a mulher/casal para desfechos muitas vezes não desejáveis/ expectáveis e impede-os de viver uma experiência de parto plena e digna.

Assim, em 2009, abracei um novo projeto no Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Ave, onde sou responsável pelos Cursos de Preparação para o Parto e Parentalidade. Aqui, o meu papel, em prol das mulheres, da defesa dos seus direitos e de uma experiência positiva, passa pela literacia em saúde, pela informação e empoderamento dos casais.

Encaro o Nascimento e a forma como somos recebidos, apoiados, cuidados nesse momento, de extrema importância e com impacto na vida de todos os envolvidos, a curto, médio e longo prazo. Por isso, promovo e defendo escolhas informadas e conscientes. Porque acredito que só assim, se conseguirá devolver à mulher o poder de parir e o direito a viver um parto pleno, envolvido num ambiente de respeito e amor.